O ACORDO ORTOGRÁFICO – OS MEUS ESTUDOS… OS MEUS PROFESSORES E PROFESSORAS!!!

O ACORDO ORTOGRÁFICO

OS MEUS ESTUDOS…

OS MEUS PROFESSORES E PROFESSORAS!!!

 

Ainda, Não Aderi, ao ACORDO ORTOGRÁFICO – Não estou esquecida, mas também, não me Apetece, pelo menos, por enquanto…

 

Andaram os meus Professores/as, tão preocupados/as comigo, para eu Aprender e Apreender, a ESCREVER, LER…

 CORRECTAMENTE!!!

E agora, PIMBAAAAAAAAAAA

 

DÃO-NOS, com o Acordo, nas costelas…

CABEÇA!!!

 

A minha PROF.ª MARIA JOSÉ, da Escola Primária, hoje 1º Ciclo, andou 4 Anos, 1959/60/61/62/63, a Ensinar-me e a Preparar-me, para saír da Primária, sem dar erros…

Tanto na Escrita como na Fala – PORTUGUÊS CORRECTO…

 

PROF. NAPOLEÃO SOUSA MARQUES, Primo Direito do meu PAIZINHO, “FAMÍLIA MATIAS”, da TROFA, Preparou-me, durante 1 Ano, 1962/63, para a ADMISSÃO aos Antigos Liceus e Escolas Industriais e Comerciais;

 

O PROF. NAPOLEÃO SOUSA MARQUES, Fundador do “Jornal da Trofa” – 04/03/1961;

Seu Director, durante, 45 Anos, até ao seu falecimento – 12 de Agosto de 2006

 

Deixou-nos, OBRAS LITERÁRIAS, algumas, Adquiri-as e estão Autografadas, com dedicatórias pessoais…

 

FEZ PARTE, e FUNDADOR, de Muitas Instituíções TROFENSES:

 

CLUBE DESPORTIVO TROFENSE – FUTEBOL…

 

APROVEITO, PARA ALERTAR, A TROFA E OS/AS TROFENSES, que a CASA – VIVENDA, que o Prof. Napoleão, construiu;

Lá Viveu, PREPAROU, ENSINOU, EDUCOU, PARTILHOU SABERES, e se calhar, Matou a Fome, a alunos/as, sem possibilidades…

CENTENAS, ou MILHRES de jovens, “ontem e hoje”, podem dizer, que tiveram, o Prof. Napoleão, nas suas vidas…

 

Desta forma, a CAMÂRA MUNICIPAL da TROFA, Devia, Adquirir, A CASA do PROF. NAPOLEÃO SOUSA MARQUES, para MUSEU NAPOLEÃO…

A Escola, E. B. 2, 3 da Trofa, foi Baptizada:

Escola E. B. 2, 3 – NAPOLEÃO SOUSA MARQUES

http://www.jornaldatrofa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1940&Itemid=140

Acumulei a 4ª Classe, hoje o 4º Ano do 1º Ciclo, a Preparação da Admissão e a CATEQUESE…

 

MUITA ESCOLA e MUITO ESTUDO, em apenas, num ano.

Fiz a ADMISSÃO, nos dois sistemas.

PASSEI – APROVADA, para os LICEUS e ESCOLAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS…

O meu PAIZINHO, como conhecia e sabia, a filha que tinha – Eu, resolve e matricula-me, no CURSO INDUSTRIAL DE FORMAÇÃO FEMININA, na ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO, Ano 1963/64 – ESCOLA A ESTREAR!!!

A actual, Escola D. Sancho I – GRANDE ESCOLA, não só, pelo seu tamanho físico, que o é, mas pela COMPETÊNCIA E EDUCAÇÃO, DOS/AS SEUS/SUAS PROFESSORES/AS, que teve ao longo do tempo…

Acabei, Concluí o Curso, no Ano 1970.

Como também tinha feito, a ADMISSÃO aos LICEUS, COM APROVEITAMENTO, 1962/63 e no meu Curso havia duas opções, quem quisesse Prosseguir, Estudos na Faculdade, tinha mais disciplinas e era mais um ano de curso.

Foi a minha Opção e a do meu PAIZINHO.

Acabei o Curso em 1970, escolhi a Alínea F,  para prosseguir os estudos, aqui na TROFA, no PROF. PARTICULAR, GRANDE ENCICLOPEDISTA – PROF. CARLOS SILVA – CARLOS CAMPOSA – ESCRITOR…

Com o PROF. CARLOS SILVA – CARLOS CAMPOSA, Pseudónimo, tinha eu 18 Anos, 1970/71;

Fiz, Num Ano, as cadeiras correspondentes, a Dois Anos, se estivesse no Liceu, matriculada, a frequentar;

Ou seja, 2 em 1, fiz os exames, como externa no Liceu da Póvoa de Varzim;

Corresponde hoje, ao 10º e 11º Anos, nestes estudos.

 

Com o Prof. Carlos Silva, aprendi: “Filosofia”, “Matemática”, “Desenho”, “Economia Política e Administrativa da Nação” e MUITO MAIS…

 

Nesta, altura da Minha Vida, com 18/19 Anos, com este, Grande e Conhecedor Prof., de Muitas e Variadas Matérias, tive:

A “Intuição”, a “Sensibilidade” e a “Percepção”, que, a VIDA HUMANA, tem muito mais, para Além da parte Física…

 

Não me influenciou, de propósito;

Mas Vi, como, ERA GRANDE, A  DIMENSÃO HUMANA – CONHECIMENTOS E INTELIGÊNCIA…

A Minha Motivação, para os/as meus/minhas ALUNOS/AS, é a Grande Mensagem que Recebi, dos Meus MESTRES…

Mas, o “Curso Industrial de Formação Feminina”, naquele tempo, era Habilitação Própria, para dar aulas, a algumas disciplinas…

Foi, Habilitação Própria, para as Disciplinas de TRABALHOS MANUAIS e outras…

 

Durante Muitos e Longos Anos…

 

Éra-mos, muito Requisitados/as, tanto, os dos Cursos Industriais Masculinos, como as dos Femininos, para trabalhar em Empresas de todo o tipo de Indústria.

Naquele tempo, entrava-se para a Escola Primária com 7 Anos completos, daí, eu entrar para a Escola, quase com 8 Anos de idade, devido ao Mês de nascimento, no meu caso, Março.

AGORA PERCEBEM, PORQUE SOU MUITO EXIGENTE, COMO PESSOA E PROFESSORA???

GRANDES MESTRES!!!

 

FICA AQUI, MAIS UMA,  “MINHA HOMENAGEM”, DE AGRADECIMENTO, A TODOS/AS, QUE AO LONGO DA MINHA VIDA, ME AJUDARAM E FIZERAM CRESCER…

MUITO OBRIGADA!!!

 

COM GRANDES VIRTUDES…

Até hoje, nunca mais parei de Estudar…

MUITAS DESTAS PESSOAS, que passaram e se cruzaram, na “MINHA VIDA”, FORAM GRANDES HUMANISTAS!!!

 

A HISTÓRIA, dá por ela, pode não ser já, mas vem…

Aguardemos…

NÃO HÁ, NEM É ENGANO!!!

 

IRENE GUIMARÃES

01 de Abril de 2011 – TROFA – PORTUGAL

2 comentários (+add yours?)

  1. mnuelbajao
    Maio 31, 2012 @ 20:25:17

    muinto bem fantastico irene tens essa carola sempre em movimento de denuncia e elucidação.bem haja

    Responder

Deixe uma Resposta

